quarta-feira, 18 de maio de 2011

Valorizar Pessoas é Questão de Sobrevivência

No dia 24/08 a convite do Rodrigo Shimizu – Diretor da Vivo Empresas, estive num encontro exclusivo para CEOs e CIOs, o maior especialista em management do mundo enfatizou que erros são resultado de falta de comunicação – e o estreitamento do contato entre as pessoas evita que isso aconteça , ai vai um resumo do que aconteceu.
Não é de hoje que sabemos que vivemos uma das mais efervescentes revoluções tecnológicas da humanidade. Novos aparelhos, novas interfaces, novos métodos de ver o mundo e se relacionar. Quando as coisas dão errado, porém, uma única certeza: o erro certamente foi por uma falha de comunicação. Foi assim que Tom Peters, o maior especialista em management no mundo, deu início ao Vivo Encontros,. Com seu estilo imperativo e incisivo, ele enfatizou aos líderes presentes ,a importância de se valorizar as pessoas e estreitar os canais de comunicação para o desenvolvimento de sua equipe. “Coloco isso no topo porque é uma necessidade para o crescimento. Precisa ser uma prioridade”, ele explica. “É uma questão de vida ou morte.”
Peters fez questão de demonstrar a importância de as empresas colocarem as pessoas em primeiro lugar. Logo de cara, perguntou: o que causa insatisfação profissional? A qualidade do gestor da equipe. Se há uma empresa sem moral e qualidade, mas em que o gestor está feliz, o funcionário está satisfeito. No contrário, numa empresa com moral e bem desenvolvido, mas cujo gestor está infeliz, o funcionário fica insatisfeito. “Acredito que a escolha desse gestor é muito provavelmente mais importante que a de um vice-presidente. A linha de frente é onde o trabalho é feito.” Segundo ele, o papel do líder é justamente saber escolher as pessoas certas para as funções primordiais para empresas de qualquer tamanho.
Concentre-se nos detalhes. - Mantenha contato. Howard Schultz construiu um império com mais de 15 mil lojas e visita 25 delas por semana. “Muitos líderes deixam de lado esse tipo de relação e não sabem como está o negócio de perto.”- As pessoas são o mais importante. Para Herb Kelleher, o segredo do sucesso de sua empresa era tratar os funcionários como clientes. “Aqui, o cliente vem em segundo lugar”, ele dizia. A empresa, de acordo com Peters, nunca teve uma greve. Uma forma de valorizar e de dar força à equipe, e quebrar qualquer tipo de barreira na comunicação, é usar as ‘as quatro palavras mais importantes’: “O que você acha?”. Essa simples pergunta, ele diz, mostra que o líder valoriza a opinião dos outros. E ouvir é uma estratégia importante, um valor primordial e, o mais importante: é treinável e faz parte da profissão do líder. Agradecer, dizer “obrigado” e pedir desculpas também fazem parte dos gestos que todas as empresas deveriam adotar. “Desculpar-se é o gesto mais mágico e que mais resolve problemas que conheço”, afirma. “Passe a contar quantas vezes você usou essas palavras ao longo da semana. Fazer isso certamente vai fazê-lo um líder melhor”, ele sugere.
Outra maneira de resolver problemas de maneira eficiente é o que Peters chama de ‘comunicação trans-funcional’. No caso, simplesmente promover almoços com colegas de outros departamentos. De acordo com o palestrante, 90% das soluções são pessoais e você consegue melhorá-las com contatos pessoais.
“Estratégia é executar”
A frase acima, de Fred Malek, ex-presidente da cadeia de hotéis Marriot e da Northwest Airlines, foi usada por Peters para discutir a importância da estratégia para os negócios. De acordo com ele, de nada adianta ter uma estratégia se você não tem como colocá-la em prática. “Por isso, se você tem como executar incessantemente, pouco importa sua estratégia”, diz que às vezes as melhores soluções vêm das ideias mais simples.
Para ilustrar, citou dois exemplos práticos do impacto de duas decisões simples que pareciam banais. A rede norte-americana de supermercados Wal-Mart aumentou um pouco o tamanho dos carrinhos e as vendas da empresa cresceram uma vez e meia. “O raciocínio deles foi o seguinte: se alguém coloca um microondas num carrinho pequeno, não tem espaço para colocar mais nada.” No caso da PepsiCo, alguém teve a ideia de criar dois novos tamanhos de embalagens para uma linha de batatas fritas – um maior e outro menor que o convencional. O resultado foi um aumento de US$ 3 bilhões a mais no faturamento de uma empresa que antes gerava US$ 7 bilhões. “Há sempre algo simples e de impacto para ser feito. E se você executa bem, já ganhou dos outros”, opina. Nem todos os casos são de sucesso – e compreender que errar faz parte do processo é outra maneira de valorizar a equipe e quem tenta executar. Peters cita então o executivo australiano Phil Daniels: ‘Recompense fracassos excelentes, puna sucessos medíocres’. “Faço o que faço há quase 45 anos e o que aprendi é que quem mais tenta sempre ganha”, comenta o palestrante. “Errar é não almoçar com sua equipe, não ouvir, não agradecer, não se desculpar. São sempre as mesmas coisas pequenas, mas são elas que mudam o curso da história”, completa.                                                                                               Para terminar a palestra, Peters comentou que os dois líderes que mais gostaria de ter conhecido são Mahatma Gandhi e Nelson Mandela. Explicou, em seguida, o motivo de sua admiração pelo líder sul-africano, símbolo da luta contra o apartheid. “Por mais que tenha sofrido com a violência na cadeia, ele nunca deixou de sorrir. E ninguém era capaz de recusar o sorriso dele. Conquistou carcereiros, conquistou chefes de estado e reverteu a luta contra o preconceito racial a seu favor. Portanto, sorria! Isso vale por uma vida”, conclui.
Ponha em prática
Sucesso Sempre
Claudio Tomanini

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