segunda-feira, 9 de maio de 2011

Seleção Natural

“A mudança é a lei da vida. Aqueles que olham apenas para o passado ou para o presente, serão esquecidos no futuro” (John Kennedy)

Em 1859, Darwin apresentou ao mundo a obra “A origem das Espécies”, na qual ele apresentou a teoria da seleção natural – ou perpetuação diferencial de genótipos.  Para Darwin, esse era o único mecanismo plausível que explicasse a evolução das espécies. Ao longo do tempo, sobrevivem as espécies que, graças às suas características naturais, melhor se adaptavam às mudanças do mundo. Não é necessariamente o mais rápido, nem o mais forte que sobrevive, e sim aquele que melhor se adapta às transformações do ambiente.
A Seleção Natural pode ser adaptada ao mercado, e passa a ser uma importante sacada. Afinal, o mundo corporativo vive grandes mudanças, que exigem reflexão e esforço para se atingir melhores resultados. Através dessa analogia os profissionais de hoje devem buscar em suas características, diferenciais que possibilitem a mais rápida adaptação às mudanças.
Em termos de carreira, a realidade é cada vez mais confusa para os profissionais. Nas empresas do mercado atual um MBA já não basta – ao contrário de antigamente, quando uma única faculdade bastava. Hoje, competência é a palavra chave: competência para lidar com as diversas exigências que surgem a cada dia.
Antigamente, um funcionário completava vinte ou trinta anos em uma mesma empresa, que investia nesse profissional. Hoje, risco e instabilidade são comuns e devem ser vistos com cautela. Além disso, as empresas roubam estrelas de outras, sempre de olho nos bons e competentes. 
Por isso o novo profissional no novo mercado, deve construir sua carreira à base de riscos, hiper-flexível, independente, sem fronteiras, mutante, e deve colocar-se à venda. O mercado hoje compra o profissional muito mais pelos seus diferenciais do que pela sua qualificação. Infelizmente, muitos profissionais ainda acreditam que o mercado busca somente a qualificação.
Ou seja, acompanhar as mudanças do mercado e saber quais são as novas exigências das empresas é fundamental para construir a carreira de uma maneira completamente adaptável à realidade. Não é mais novidade que não se pode mais viver preso a um único papel dentro das empresas. Cada um tem sua especialidade, cada um trabalha no seu departamento, mas mesmo assim é importante desenvolver diferentes habilidades, aguçar características adormecidas – nunca se sabe quando elas poderão ser úteis diante de novas mudanças.
           Mude e sobreviva, evolua... Ou você será uma espécie em extinção.



Sucesso Sempre!

Cláudio Tomanini


Nenhum comentário:

Postar um comentário