quinta-feira, 12 de maio de 2011

O propósito do Negócio: A importância da visão, missão e definição do negócio

As empresas despertam para a necessidade de se fazer planejamento estratégico para enfrentar os desafios da competitividade.
Afinal, o que é planejamento estratégico?
Planejar é estabelecer uma linha mestra, uma diretriz visando reduzir incertezas e riscos no caminho rumo ao êxito.
O planejamento permite o desenvolvimento de ações e atitudes dentro das organizações capazes de produzir um roteiro preciso do que deve ser feito para alcançar os objetivos almejados.
Sem planejar corremos o risco de sair do foco de nossos negócios, comprometendo a organização inteira.
Para a elaboração de um plano estratégico deve-se discutir qual é a razão de ser da empresa. Em nossa vida pessoal fazemos planejamentos diariamente e pensamos no propósito da nossa própria atividade. As empresas também devem decidir qual o seu negócio.
Leia esta pequena fábula:
Quatro videntes perceberam que iria acontecer uma catástrofe e assumiram atitudes diferentes:
O primeiro decidiu não ficar para ver o que iria acontecer;
O segundo tentou evitar a catástrofe, sem se preparar adequadamente;
O terceiro resolveu esperar pela tragédia no local e morrer;
O último queria muito continuar a viver e prosperar então ele avaliou suas possibilidades contra as ameaças que se avizinhavam e tomou a decisão de fazer tudo para superar o desafio, idealizando como seria após a passagem da catástrofe.
Somente este último potencializou o seu sonho e foi o que assegurou sua sobrevivência e posterior sucesso, pois ele sabia exatamente o que queria e se comprometeu a superar os obstáculos.
Esta fábula se aplica totalmente às empresas e seus colaboradores. Quem quer permanecer competitivo deve antes de mais nada encontrar sua razão de competir, deve ter um sonho, uma vontade arraigada por melhores dias para ele próprio, seus entes queridos, sua empresa e em geral para toda a comunidade na qual ele vive.
Além disso, ter visão significa desenvolver a capacidade de observar analiticamente os acontecimentos, se antecipar a eles e ser pró-ativo, estabelecendo uma missão a realizar e definindo como esta missão será cumprida. Finalmente acreditar que tudo isso será possível. 
Visão
A visão é a imagem compartilhada do que a empresa aspira, é o sonho difundido dentro da organização. A visão deve ter um conceito claro, objetivo, exprimindo algo que valha a pena perseguir, mesmo que ainda não percebido como atingível.
• Exemplo de Visão:
SAS "Queremos ser a melhor empresa aérea do mundo para viajantes de negócio".
• Exemplo de Visão para o Profissional de Vendas:
"Ser uma referência no relacionamento entre a minha empresa e o mercado".
O profissional de vendas mais do que ninguém deve ter uma visão para sua atividade e deve saber expressar seus sonhos na forma de uma missão altamente motivadora, porém realizável. Afinal pense na atividade de vendas em qualquer setor. 
Missão
A missão é a forma como a empresa e seus colaboradores realizam seu sonho, conduzem seus negócios para o atingir a visão, buscando identificar as necessidades dos clientes alinhadas com as singularidades que a empresa possui que lhe permita conquistar e manter clientes, respeitando os seus próprios valores.
Quando uma empresa estabelece uma missão, ela está manifestando sua vontade de prosseguir num caminho, independentemente das dificuldades e espera que seus colaboradores contribuam nesta trajetória.
A empresa desenvolve declarações de missão para compartilhá-las com seus colaboradores, atuando como uma mão invisível que orienta a todos na busca de objetivos comuns. Tais conceitos podem ser elaborados um a um ou agrupados em um único enunciado, segundo a conveniência da empresa e o momento por ela vivido. 
• Exemplo de Missão para o Profissional de Vendas:
"Contribuir de maneira significativa para os lucros da minha empresa, desenvolvendo instrumentos e ferramentas para a obtenção de resultados eficazes, sempre alinhado com os conceitos de ética e valorização do ser humano, fazendo com que o mercado perceba-me como referência".


DE OLHO NA CONCORRÊNCIA
A Coca-Cola sabe que a Pepsi é sua principal concorrente, mas a faixa de concorrentes reais e potenciais é, na realidade, muito mais ampla. É mais provável que uma empresa seja destruída por seus concorrentes emergentes ou por novas tecnologias do que pelos concorrentes atuais.
No caso da Coca-Cola, as grandes preocupações passaram a ser as "tubaínas", que hoje detêm 24% do mercado nacional de refrigerantes, e o crescimento do segmento de não-gasosos".
Cada empresa que compete em uma indústria possui uma estratégia competitiva. O conhecimento da concorrência ajuda o profissional de vendas a desenvolver estratégias capazes de enfrentar os concorrentes produzindo resultados excelentes. A rivalidade entre os concorrentes pode se manifestar através de: batalhas de preço, de publicidade, etc.
O seu desempenho, como profissional de vendas, precisa ser comparado com o desempenho de seus maiores concorrentes. As grandes ameaças e principais dificuldades que se enfrenta hoje ao desenvolver atividades pertinentes ao negócio são decorrentes dos "movimentos" que seus concorrentes estão realizando na sua área de atuação.
Portanto, você necessita conhecê-los profundamente para poder combatê-los, caso contrário, sua única arma será "preço e desconto”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário