terça-feira, 13 de setembro de 2011

O Sucesso não tem receita, mas tem caminho

Vivemos um momento em que o mercado consumidor está bastante exigente. O cliente não pensa só em preço, e sim, busca qualidade de atendimento e boas experiências, pensando nisso enumerei algumas valiosas dicas de vendas, para os profissionais adaptarem ao seu dia a dia, melhorando diretamente os resultados.

1. Faça a diferença, encontre seu poder
Comunicação e Criatividade foram, por muito tempo, consideradas características fundamentais para se vender. Enganam-se quem ainda pensa assim. Profissionais não criativos também podem proporcionar ótimas experiências, desde que encontrem seus pontos fortes e se dediquem a conhecer o cliente.

2. Não resista a ser mudado, provoque as mudanças
É comum o ser humano ter medo de mudanças, porém, não há escapatória. A concorrência, seja no varejo, seja no setor B-to-B é cada vez mais acirrada e os consumidores não aceitam mais as mesmas soluções. São ávidos por novidades, nem que ela venha da forma de atender do vendedor. Até mesmo um atendimento diferenciado pode provocar diferentes sensações no cliente, mesmo que o produto seja o mesmo.

3. Mude seus modelos mentais
Para seguir a carreira com competência e crescimento constante é imprescindível que o vendedor se livre de crenças e pensamentos automáticos que só prejudicam a sua evolução. Se há alguns anos o profissional tinha alguma dificuldade, isso não significa que ele não possa superá-la. Acreditar em defeitos não permite que nos livremos deles.

4. Não viva seus dias apagando incêndios – planeje
Profissionais “bombeiros”, sempre apressados e sem tempo para nada sofrem por seus próprios erros. Quem planeja, estuda e se organiza dentro das prioridades, jamais precisará correr de um lado a outro, sem tempo de atuar com qualidade e eficácia. Planejamento é a maior arma do vendedor. Planejar visitas, ligações, estudar o cliente antes de encará-lo, são estratégias para quem quer sucesso.

5. Olhe a parte, mas veja o todo
Prestar atenção no cliente e no que ele deseja é fundamental para realizar a venda, porém, preste atenção em tudo que envolve aquela situação. Qual é o negócio do cliente? Por que ele precisaria de determinado produto? São perguntas que permitem a visualização da real situação do consumidor, aumentando as chances de o vendedor atingi-lo em cheio.

6. Seja diferente, saia da estrada lotada
Avaliar a concorrência para se diferenciar em suas estratégias é ponto fundamental para o vendedor ter sucesso em suas ações. Os consumidores, cansados de mesmices e sempre em busca de boas experiências e qualidade no atendimento, não vão se queixar do atendimento diferenciado e de novas idéias.

7. Dê ao cliente aquilo que ele não espera – Faça mais: uma experiência memorável
Oferecer ao cliente uma experiência primorosa de compras. “Atender com gentileza, oferecer preço justo e não cometer falhas é apenas normal. O consumidor quer mais, quer excelência no atendimento”. Entenda que cada cliente é único e precisa de uma estratégia diferenciada, a mesma ação certamente não atenderá 100% dos clientes.


8. Antes de atender, entenda seu cliente
Vendedores vivem correndo o risco de errarem tentando acertar. Isso porque procuram apenas atender bem, ao invés de entenderem o cliente. O entendimento surge de uma avaliação do cliente, de atenção detalhada ao que ele diz ao que ele busca e às suas atividades.

9. Faça mais e melhor com o que você tem
Alguns vendedores só funcionam na base de benefícios que seus superiores liberam aos clientes. Muitos devem perdas à falta dessas ferramentas. O profissional de vendas deve saber trabalhar com o que tem em mãos, usando de outras estratégias, como o entendimento das necessidades do cliente. Isso vale muito mais do que um brinde.

10. Inaugure seu trabalho todos os dias
Trabalhar como se fosse o primeiro dia, quando o profissional tem outra energia e vontade de atingir resultados rapidamente, é uma boa dica para concretizar as metas. Livrar-se dia a pós dia dos vícios de quem trabalha há muito tempo no mesmo lugar é importantíssimo.

11. Esqueça frases do tipo: “Não ganho nada para isso!”
Insatisfação profissional é sinônimo de falhas, erros e fracassos. Falta de felicidade se reflete nos resultados. Reclamar de salário e acreditar não ser suficiente atender bem um cliente, depõe contra a competência de um profissional de vendas.

12. Você é seu maior bem, invista em sua marca pessoal
Marketing Pessoal ajuda na hora de vender, porque o profissional que valoriza sua imagem propicia uma relação positiva entre ele e o produto e/ou serviço vendido. Se o cliente tem uma opinião ótima a respeito do vendedor, ele tende a ter a mesma opinião em relação ao produto.

Por isso, no próximo contato aproveite as 12 dicas e tenha sucesso Sempre!

Cláudio Tomanini


Nenhum comentário:

Postar um comentário