terça-feira, 13 de setembro de 2011

LEÕES, LEOAS, ELEFANTES E GIRAFAS

Muita gente ainda acredita que para obter resultados é preciso ser um verdadeiro super-herói. Ter bola de cristal, fazer o dobro do que pode no trabalho, atingir metas cada vez mais exigentes. Profissionais de vendas são cobrados, pressionados para fazer cada vez mais e mais. Afinal, muitas vezes o vendedor se depara com grandes desafios, não sendo nada fácil vender um determinado produto ou serviço. Vendedores trabalham com metas, patamares mínimos que devem ser atingidos.
Por isso, surgiu aquele conceito de marketing representado pelo jargão tipicamente masculino: “Você tem que ser um leão nas vendas”. Tal mito incomoda muitos profissionais. Afinal, um leão lembra diversas características, até mesmo de personalidade, que muitas pessoas não têm. É certo que muitos profissionais já se perguntaram por que não conseguem ser o tal leão que a empresa quer ver. A resposta dessa triste e angustiante pergunta? Talvez seja porque somos originários dos macacos, e não dos leões...
Mas não é só isso. É preciso colocar um fim nessa crença infantil. Ninguém precisa ser um leão, muito menos um vendedor. Existem características muito mais importantes e fundamentais para o sucesso na carreira, que não encontramos nesse feroz animal. O vendedor não é um leão. Para entender melhor, será necessário esclarecer algumas verdades e derrubar alguns clichês. Mais do que isso, vamos entrar no reino animal e analisar de perto algumas criaturas.
Primeiro: o leão não faz absolutamente nada, quem faz é a leoa. Quem caça é ela. A leoa é quem planeja como será a caçada. Ou seja, quando alguém disser: “Seja um leão”, pode ficar tranqüilo. Ele quer que você não faça nada!

Girafa = Empresa

A girafa pode ser comparada à empresa por diversos motivos:

  • Enxerga longe - a empresa também precisa ver tudo em longo prazo;

  • Nunca descansa – as engrenagens de um negócio não podem parar de rodar, mesmo quando há troca de funcionários, existe sempre alguém exercendo as funções necessárias;

  • Tem que pressionar os filhotes para que eles aprendam – essa é uma característica muito interessante da girafa. Quando o seu filhote começa a levantar, ela o derruba. Então o filhote tenta levantar e é derrubado pela mãe novamente. E assim vai até que ele aprende a se levantar muito rápido. A intenção da girafa é ensiná-lo a se proteger, já que são presas fáceis quando a cabeça não está erguida. Em uma empresa acontece a mesma coisa, o líder deve ensinar seus funcionários a trabalharem da melhor maneira possível, mesmo que isso signifique alguns tropeços no meio do caminho.

  • Sobrevive apenas em bando – ou seja, a girafa sozinha não consegue se defender. Em bando, todos se protegem aumentando suas chances de sobreviver. Assim como a empresa, que só sobrevive no mercado com uma equipe unida e forte. Nunca a glória é devido ao esforço único de uma única pessoa.

  • Só se alimenta das folhas mais altas – a empresa também quer sempre alcançar grandes e altos objetivos.

  • Usa todos os membros para manter o equilíbrio – cada setor da empresa faz a diferença para que ela se mantenha no caminho certo, sempre atingindo níveis de grande satisfação de seus clientes e de seus funcionários.


Leão = Vendedor

O Leão é o animal com o qual os vendedores são sempre comparados, quando conseguem atingir bons resultados. Mas se analisarmos friamente, a comparação talvez não seja a mais adequada. Vejamos as características desse animal:

  • Pensa que é o rei da selva;
  • Não sai para caçar;
  • Copula com cinco fêmeas;
  • Não cuida do filho;
  • Tem apetite insaciável.

Como já foi mencionado acima, quem faz todo o trabalho é a leoa. Tendo sido tudo isso exposto, fica mais fácil livrar-se desse estigma. Além de todas essas características terríveis do leão, não é só isso que faz toda essa analogia voltar as atenções para a leoa. O fato de ela ser a responsável por todo o trabalho duro de sua espécie, mostra como falta uma visão mais feminina no setor de vendas!
Não adianta nada ser considerado o “rei da selva”, quando na verdade, o mérito das ações é todo de outra pessoa. Isso não significa que os homens profissionais de vendas devem se comportar como mulheres. É importante apenas ter sempre em mente que é preciso trazer mais sentimento ao trabalho. Aquela característica tão intrínseca dos homens de “conseguir tudo na porrada” está totalmente fora de cogitação quando falamos em vendas.
Por esses detalhes, também, a comparação com o leão, não se aplica ao bom vendedor.

Elefante = cliente

Não é difícil perceber porque nessa analogia o cliente é o elefante. A primeira característica - e talvez a mais importante - é a memória desse animal. Qualquer profissional de vendas sabe muito bem disso: os clientes não esquecem de nada, muito menos de um erro. E além desse triste detalhe, o elefante:

  • Tem como órgão sexual a pata – ou seja, se puder, pisa mesmo;
  • Ocupa um espaço tremendo;
  • É simpático, mas é lento;
  • Vive por muito tempo;
  • Há dias em que está com uma enorme “tromba”;
  • Quando está irritado, é incontrolável;


Diante de todo esse cenário animalesco, qual é o trabalho do vendedor? Ou melhor, vamos primeiro levantar a seguinte pergunta: como é que esses animais convivem na mesma selva? A resposta é simples: mantendo o equilíbrio do ecossistema. Na empresa, é exatamente a mesma coisa. Elefantes, leões, leoas e girafas precisam se manter todos envolvidos: vendas, empresa e clientes, em uma convivência harmoniosa, rumo ao sucesso.

Sucesso Sempre!

Cláudio Tomanini

Nenhum comentário:

Postar um comentário