quarta-feira, 24 de agosto de 2011

EUA X BRASIL.... QUEM É MELHOR

Durante os últimos 15 dias estive na Meca de consumo, New York.
Tive a oportunidade de ser o cliente, o consumidor, enfim fui consumir e me divertir com meus dois filhos.
A Claudinha com 20 anos e o Dudu com 13 anos, cada qual com suas necessidades, vontades e valores de consumo diferentes.
Aqui vale contar de forma pontual o que observei e comparei com o consumo e tratamento das mesmas coisas no Brasil.
Taxi: é mais barato e eficiente que aqui e são precisos, sem calor humano. Te levam de um ponto ao outro pelo caminho mais rápido ou mais curto.
Hotel: Precisos. Não Gostei do quarto e quando fui reclamar disseram: - Foi isto que o senhor comprou, esta aqui no papel, se quiser outro, pague mais e terá. Paguei e de forma rápida e precisa, mudaram.
Bom dia, bom tarde foi formal, profissional e sem calor humano.
Nas lojas, a maioria com a mesma postura, precisos, formais e com sorrisos programados. São excelentes na decoração das lojas, tudo funciona como um relógio. Ambientam a loja de forma surpreendente, mas sem calor humano, sem aquela vontade de ajudar.
Vendedores: Profundos conhecedores dos seus produtos, planejados, com todos os recursos ao seu lado, além de precisos nas respostas e sempre com roteiros pré-definidos, mas sem calor humano.
Aqui no Brasil, estamos num profundo momento de mudança, pessoas comprando tudo a toda hora, se endividando.
As empresas vendem por ações da demanda reprimida, atendendo a demanda de clientes.
Mas cabe fazer algumas perguntas:
O quanto estaremos preparados para competir sem uma demanda crescente?
O quanto estamos preparados para competir com margens muitos menores, tal qual lá nos Estados Unidos.
O quanto às empresas e empresários daqui sabem administrar seus custos?
O quanto sabem administrar e ser eficiente com margens menores, bem menores, sem dizer: -  Para ganhar só 20% é melhor não vender.
O quanto nós profissionais estamos preparados para trabalhar mais, melhor, planejado, com roteiro?
O quanto estamos preparados para saber entender para depois atender? Sermos eficientes e eficazes na gestão e nas nossas carreiras?
A hora é agora. Não espere os problemas surgirem para começar a pensar.
O urgente tem que parar de ser o prioritário, precisamos parar de querer apagar incêndios, para ter segurança eficiente contra incêndios.
Não somos bombeiros ou corredores, somos profissionais e empresários, e somos os que mais precisamos entender do mercado e não simplesmente usar o mercado enquanto tem e dá.
Calor humano, nós temos de sobra e nisto somos melhores, agora precisamos fazer o restante da lição de casa. Se não correremos o risco e perder mercado e até quebrar e como bons emocionais que somos: chorar e chorar.
Semana que vem continuarei a fazer perguntas. Hoje vou encerrar com este texto e adequá-lo para o mundo empresarial:
As pessoas complicam muito as coisas, ainda mais quando querem algo.
Saudade? Ligue. 
Quer encontrar? Convide. 
Quer compreensão? Explique-se. 
Dúvidas? Pergunte.
Não gostou? Fale.
Gostou? Fale mais.
Esta com vontade? Faça.
Quer algo? Pedir é a melhor maneira de começar a merecer.
Se o "não" você já tem, ao tentar, só se corre o risco do "sim".
Esta com mercado aquecido? Prepare-se para quando não estiver?
Quer mais Vendas? Prepare a sua equipe.
Quer mais resultados? Seja você mais eficiente.

Até breve,
Sucesso Sempre.
Cláudio Tomanini

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