quarta-feira, 24 de agosto de 2011

PLANEJANDO AS AÇÕES DE VENDAS

Não são as respostas que movem o mundo..São as perguntas

Esta difícil conseguir bons resultados em vendas?

A ansiedade é um fator que dificulta seu pensamento?

As objeções dos clientes limitam você?

Às vezes você sente falta de algo mais que a técnica para atingir seus resultados em vendas?

A pressão por resultados lhe dá desanimo, dores pelo corpo e stress?
Pois bem.... você não tem que resolver o problema, você tem é que descobrir o caminho.
Normalmente associamos a alta performance em vendas a resultados perfeitos, resultados sem falhas, ou seja, o sucesso absoluto. E esse é o primeiro paradigma que gostaria de propor a quebra.
Saiba que: “Alta performance não é ausência de falha”
A alta performance além de ser um resultado, é como o próprio nome diz, uma performance, ou seja um desempenho, um processo com inicio, meio, fim e melhoria. Esse é outro paradigma a ser quebrado, que todo inicio tem seu fim. Se filosofarmos um pouco iremos perceber que:
“O Fim” não existe, ele é sempre o começo de uma nova fase ou processo.
A Alta Performance é composta por Planejamento ( inicio ), execução ( meio ), Conclusão/Resultado ( fim ), e melhoria ( alta performance ), e melhoria ( alta performance ), e melhoria ( alta performance )… Ou seja, um novo recomeço a cada melhoria obtida.
A Alta Performance é um processo, e para que esse processo tenha êxito é necessário planejamento. Existe uma citação que diz: “Toda maratona começa com o primeiro passo”, e isso realmente é uma verdade, porém o “Primeiro passo” não é na realidade o primeiro passo.
Hã? Como assim?
Parece incoerente, mas não é. Antes do primeiro passo ser dado é muito importante que tudo seja planejado. Até mesmo porque esse é o caminho natural das coisas. Tudo que existe hoje no planeta criado pelo homem, primeiro foi pensado e planejado, e somente depois de passar pela mente humana é que se tornou realidade.
“Tudo antes de existir materialmente, existiu primeiro na mente de seu criador”
Portanto não devemos dar o primeiro passo antes de planejá-lo, pois somente assim aumentaremos as nossas chances de eficácia no processo a caminho da alta performance. O grande problema nisso tudo é que muitas pessoas se prendem tanto ao planejamento, que nunca dão o chamado “primeiro passo”. É como já li em vários livros:
“Sonho sem ação é ilusão. Sonho com ação é realidade”
No nosso caso podemos adaptar um pouco essa frase para:
“Planejamento sem ação é inércia. Planejamento com ação é realização”
“Ação sem planejamento é arriscar. Ação com planejamento é coerência”

Portanto o início de um processo de Alta Performance começa com o planejamento das ações, que devem sempre vir seguidas de datas e prazos para que não fiquem perdidas no tempo. Também é importante definir no planejamento as responsabilidades, ou seja, quem é responsável por cada ação dentro do processo.
Tomadas as decisões de planejamento… Coloque no papel! O primeiro passo para concretizar um planejamento é torná-lo real no papel, feito isso agora é o momento de arregaçar as mangas e partir para o próximo passo: A Ação !!!
Oriente-se. Estabeleça um senso de urgência. Planeje-se. Não deixe o futuro conduzi-lo, conduza-o.
Competência e capacitação é descobrir qual é o valor do seu negócio para o cliente e, principalmente, a diferença entre aquilo que vende, e, aquilo que seu cliente compra.

Busque clientes homogêneos, crie vínculos de mão dupla, avalie o cliente pelo poder de compra ao longo de sua vida, efetive o comprometimento de todos da empresa com o cliente. Identifique e lide habilmente com os clientes interessados e os clientes interessantes. Aproveite as oportunidades.
Lembre-se: “Enquanto os vencedores comemoram e são reconhecidos, os perdedores se justificam”
Pois é, existem muitas e muitas coisas para fazer; O que você está esperando? Vá, faça e seja reconhecido ou espere para ver os resultados dos outros e depois ficar na platéia para simplesmente bater palmas

Sucesso sempre... E até mais!

Cláudio Tomanini


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