É
nessa linha de raciocínio que o Personal Branding – construindo sua marca
pessoal deve entrar, para tornar o
profissional diferenciado. Se pensarmos em nós mesmos como marca, é possível
fazer um trabalho de gerenciamento e administração da nossa carreira.
A
construção da marca se dá construindo um novo caminho, é o conjunto de valores
ligados a uma marca, seu nome e seu símbolo e seu significado econômico para a
empresa e para seus consumidores saindo da estrada lotada, afinal, o valor está
na diferença. Costumo enumerar algumas leis para a criação de uma sólida marca
pessoal como: ser tudo é não ser nada; cultivar um defeito é importante; é
preciso construir uma história; a imagem pessoal é apenas uma parte importante
do processo; jamais subestime a audiência; não se adapte à empresa, quando isso
acontece, você não serve mais.
A
grande pergunta é saber se administramos a nossa marca pessoal ou gerenciamos a
nossa sobrevivência, temos que compreender que a empresa é um empreendimento
que vai para frente com você, sem você ou apesar de você, portanto, a gestão da
sua carreira e seu sucesso é um problema seu. Se você quiser de verdade vencer
como um profissional e ser uma marca de valor, você precisa pensar como
empresa, pense no produto “você”, reflita na sua marca pessoal e responda com
objetividade, quanto valho hoje? para
onde estou indo? Onde quero chegar? Quanto quero valer amanhã? Quanto de
diferença eu faço? Em que sou realmente competente? E principalmente, que
imagem estou passando ao mercado hoje?
Você
é uma marca viva emitindo sinais o tempo todo, isto é o que gera percepção de
você como um profissional e percepção é realidade. Também não se pode esquecer
que a marca está ligada ao produto. O produto deve ser bom e estar em constante
evolução para que a marca se solidifique cada vez mais e seja imediatamente
relacionada a uma imagem de credibilidade, confiança, competência, inovação e
ética. Portanto, é preciso cultivar valores e seguir em frente, sem nunca
deixar para se preocupar com isso amanhã. O futuro da sua marca é agora, comece
a planejá-la. Reclamar qualquer um reclama, resolver ou buscar soluções fica
reservado somente àqueles que sabem como fazer a diferença.
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