terça-feira, 3 de dezembro de 2013

PLANEJANDO AS VENDAS DE 2014

O planejamento permite o desenvolvimento de ações e atitudes capazes de produzir um roteiro preciso do que deve ser feito para alcançar os objetivos. Sem planejar, corre-se o risco de perder o foco no processo, comprometendo completamente a venda.

Aqui vão os 5 pontos fundamentais para trilhar o seu caminho:

1)PLANEJANDO A VISITA

Antes de sair visitando os clientes, por exemplo, o vendedor deve começar preparando por escrito uma listagem detalhada de suas visitas, na qual devem estar determinados número de visitas por dia; nome dos clientes que serão visitados; sua localização; a sequência das visitas e o horário de cada uma delas. O tempo investido no planejamento logístico será recompensado com uma agenda mais eficiente, minimizando custos de transporte e maximizando a quantidade e a qualidade das visitas. Além disso, permitirá posteriormente um acompanhamento de desempenho em relação aos objetivos propostos. Portanto é essencial que um vendedor seja capacitado para o planejamento e disciplinado para seguir o plano a que se propôs.

2) DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS

A definição dos objetivos das visitas também faz parte de um planejamento. Os objetivos podem variar;  prospecção ou o fechamento de uma venda; pode ser uma simples visita de cortesia ou de acompanhamento em função de uma venda prévia; pode ser uma visita de divulgação institucional ou de divulgação do produto, sem o intuito de vender. Para cada tipo de visita existe um tipo apropriado de preparação.

Se o objetivo da ida ao cliente for à venda, é necessário que o vendedor determine antecipadamente quais serão seus preços e condições mínimas aceitáveis. É preciso que ele saiba profundamente a respeito do cliente, seus pontos fortes e pontos de melhoria. Dessa forma, é possível saber como o produto ou o serviço vendido contribuirá para o aumento de performance e de rentabilidade desse cliente. Tudo isso trará foco na negociação e evitará que no calor do momento, com a perspectiva iminente de fechar uma venda, o vendedor sucumba à tentação e conceda vantagens maiores do que concederia se tivesse previamente preparado.

3)PROSPECÇÃO – de olho no Life-time value

Ao determinar limites, não se deve levar em consideração apenas a venda inicial, é fundamental ter em perspectiva as potenciais vendas que poderão ser realizadas ao longo de um relacionamento comercial com determinado cliente. Esse é o conceito de life-time value. Esse instrumento é muito interessante, pois permite que o profissional de vendas calcule quanto, em média, esse ou aquele cliente lhe trará de receita ao longo do tempo. Multiplicando o valor de uma venda pelo tempo que se espera ter de relacionamento com o cliente, é possível ter uma perspectiva bem diferente quando se determina o nível de investimento (tempo, trabalho e dinheiro) para a prospecção.

4) MELHORES CAMINHOS ESTRATÉGICOS (MCE)

A escolha do MCE (Melhores Caminhos Estratégicos) é imprescindível. O bom vendedor, conhecedor do cliente, das fraquezas dos seus produtos e das limitações das suas condições, saberá prever os impasses que poderão surgir ao longo do processo de negociação. Usando a sua criatividade, competência e estando apto a planejar estrategicamente, ele saberá encontrar soluções alternativas que conduzam a um resultado satisfatório para ambos. Por isso, os pilares Criatividade, Competência e Planejamento são as maiores características de um bom vendedor. Enquanto outros, no seu lugar, achariam que a situação não tem mais solução, ele é capaz de construir novas relações.

5) TÁTICAS E MEIOS

O ponto Central do planejamento é a definição da estratégia e das táticas que serão usadas na venda. Uma vez escolhida a estratégia (que pode se basear na credibilidade, na qualidade do produto, nos preços competitivos, (entre outras alternativas), determinam-se as táticas, ou seja, os meios que serão usados para seguir o caminho escolhido.

De acordo com as táticas escolhidas, o vendedor deve preparar a sua apresentação. Para tanto, ele deve saber quantas pessoas estarão presentes na reunião, os seus cargos e poder decisório e o tempo que ele terá a sua disposição. Com estas informações, ele poderá escolher a forma de apresentação mais eficaz: data show, transparências, mostruário de produtos, catálogos, entre outras opções.

Ponha em prática e Sucesso Sempre

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