sexta-feira, 29 de novembro de 2013

IDENTIFICAÇÃO COM O CLIENTE – ENTENDER E NÃO ATENDER


“A verdadeira viagem de descoberta não consiste em sair à procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos.” (Proust)


Como os tempos são outros e estamos na era da Competitividade, o consumidor acompanhou essa mudança é a peça principal desses novos tempos. O consumidor está em constante mudança e a cada dia mais difícil de ser alcançado. É graças a ele que a competição aumenta e graças às suas exigências e novas necessidades que o mercado luta por aumentar suas ofertas. E claro, por conta disso, hoje, o consumidor tem à sua disposição milhares de ofertas diferentes. Surgem novos pontos de mercado por todos os lados. As empresas precisam fazer a diferença, angariar clientes, agrada-los e principalmente, fidelizá-los. Nesse cenário, o vendedor ocupa o papel principal dentro da empresa. É por conta do bom trabalho do profissional de vendas, que ela vai obter bons resultados. E para que o vendedor chegue lá, será preciso ultrapassar vários limites.

Primeiramente, é importante aceitar o mercado atual e as mudanças geradas no processo de venda, conforme já foi analisado até aqui. Em suma: um diálogo culto e sem comprometimento com o cliente não é mais o suficiente; um trabalho baseado puramente em criatividade também já não basta; um planejamento incrível e bem elaborado já não é mais o bastante.

É fundamental ir além dessas premissas básicas. Chega a ser engraçado pensar na possibilidade, mas para muitos vendedores, tais regras não são tão básicas assim. Não é qualquer vendedor que se atém a esses três passos estratégicos. Muitos estão anos-luz atrasados e presos em formatos de negociação antiquados e completamente ineficazes.  De qualquer forma, mesmo para os que atuam seguindo o diálogo culto, usando a criatividade e um certo planejamento, existem novas idéias que podem ser facilmente seguidas. Uma delas é a regra dos três “is”.

 
Integração – Interação – Identidade
 

A regra dos três “is” está totalmente ligada ao processo de entendimento e compreensão do cliente e de suas necessidades. O cliente não é mais apenas um desconhecido para quem é preciso vender. No mercado atual é preciso se aprofundar mais no processo de vendas, integrar-se ao cenário, interagir com o consumidor, criar identidade entre as partes. Resumindo: é cada vez mais fundamental criar um verdadeiro relacionamento com o cliente. Essa palavra é a chave de tudo: Relacionamento.

Para ajudar nessa nova reflexão, seguem alguns itens básicos que resumem essa nova postura do vendedor da Era da Competitividade.

  
  • Seja consistente;
  • Fale a mesma língua que o seu cliente;
  • Identifique-se com suas paixões e com seus interesses;
  • Participe mais da sua vida;
  • Respeite o tempo dele e não mais o seu;
  • Desperte paixão no seu cliente com um trabalho excepcional;
  • Ser bom não basta mais.

Será que é realmente tão impossível atender um cliente com eficácia trazendo soluções de acordo com seu estilo de vida, ao invés de trazer problemas?

Pense Nisso!
 
Sucesso Sempre!
 
Cláudio Tomanini

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